Resenha Dupla: Livro vs Filme

| 17 comentários

Olá, leitores. 
Sou  a nova colunista do blog e fiquei responsável pelas resenhas das tão temidas e amadas adaptações literárias. E para começar em "grande estilo" quem vai escolher a primeira resenha será vocês. Assim, escolhi sete filmes, e o mais votado entre os setes terá a resenha dupla aqui no blog.

A resenha dupla consiste na resenha do livro e uma análise (resenha) do filme. Espero que vocês gostem da lista, e caso queiram ver outro filme aqui e só comentar.


1 - Eu Sou o Número Quatro
Saiba mais: SkoobAdquira o seuAdquira o seu
Sinopse: "Nove de nós vieram para cá. Somos parecidos com vocês. Falamos como vocês. Vivemos entre vocês. Mas não somos vocês. Temos poderes que vocês apenas sonham ter. Somos mais fortes e mais rápidos que qualquer coisa que já viram. Somos os super-heróis que vocês idolatram nos filmes e nos quadrinhos mas somos reais.
Nosso plano era crescer, treinar, ser mais poderosos e nos tornar apenas um, e então combatê-los. Mas eles nos encontraram antes. E começaram a nos caçar. Agora, todos nós estamos fugindo. O Número Um foi capturado na Malásia. O Número Dois, na Inglaterra. E o Número Três, no Quênia. Eu sou o Número Quatro. Eu sou o próximo."




2 - Simplesmente Acontece
Saiba mais: SkoobAdquira o seu
Sinopse: O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.




3 - Precisamos Falar Sobre Kevin

Saiba mais: Skoob|

Sinopse:  Aos 15 anos, o personagem Kevin mata 11 pessoas, entre colegas no colégio e familiares. Enquanto ele cumpre pena, a mãe Eva amarga a monstruosidade do filho. Entre culpa e solidão, ela apenas sobrevive. A vida normal se esvai no escândalo, no pagamento dos advogados, nos olhares sociais tortos. Transposto o primeiro estágio da perplexidade, um ano e oito meses depois, ela dá início a uma correspondência com o marido, único interlocutor capaz de entender a tragédia, apesar de ausente. Cada carta é uma ode e uma desconstrução do amor. Não sobra uma só emoção inaudita no relato da mulher de ascendência armênia, até então uma bem-sucedida autora de guias de viagem. Cada interstício do histórico familiar é flagrado: o casal se apaixona; ele quer filhos, ela não. Kevin é um menino entediado e cruel empenhado em aterrorizar babás e vizinhos. Eva tenta cumprir mecanicamente os ritos maternos, até que nasce uma filha realmente querida. A essa altura, as relações familiares já estão viciadas. Contudo, é à mãe que resta a tarefa de visitar o "sociopata inatingível" que ela gerou, numa casa de correção para menores. Orgulhoso da fama de bandido notório, ele não a recebe bem de início, mas ela insiste nos encontros quinzenais. Por meio de Eva, 


4 - As Vantagens de Ser Invisível

Sinopse: As vantagens de ser invisível reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário. Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.



5 - Garota Exemplar

Sinopse: Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?



6 - A Mulher do Viajante no Tempo

Saiba mais: SkoobAdquira o seu 
Sinopse: Henry sofre de um distúrbio genético raro. De tempos em tempos, seu relógio biológico dá uma guinada para frente ou para trás, e ele se vê viajando no tempo, levado a momentos emocionalmente importantes de sua vida tanto no passado quanto no futuro. Causados por acontecimentos estressantes, os deslocamentos são imprevisíveis e Henry é incapaz de controlá-los. A cada viagem, ele tem uma idade diferente e precisa se readaptar mais uma vez à própria vida. E Clare, para quem o tempo passa normalmente, tem de aprender a conviver com a ausência de Henry e com o caráter inusitado de sua relação.


7 - O Melhor de Mim
Saiba mais: SkoobAdquira o seu

Sinopse:  Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável.
Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois. Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre. 


Esses foram os livros escolhidos. Deixe seu voto na enquete. A votação vai rolar até o final desta semana (06/05/2016) e a resenha vencedora sai na próxima segunda. 


17 comentários:

  1. Sem duvidas Garota Exemplar, esse livro e filme são demais.
    Bem vinda ao blog.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Sou muito curiosa com Precisamos sobre Kevin, do pouco que sei da história, acho o tema do livro super interessante e pertinente, e adoraria saber mais sobre o livro/filme
    Beijinhos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ooi! Conheço todos esses livros, mas nunca li nenhum deles. Já assisti o filme "Eu sou o número quatro", "As vantagens de ser invisível" e "A mulher do viajante no tempo". Escolhi a resenha dupla para esse último que citei, porque não sabia que tinha livro hahaha Quero saber sua opinião ;)
    Beeijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Por favor, Simplesmente Acontece! E depois, o Melhor de Mim, chorei as duas vezes que li! SA eu só vi o filme, os outros não tenho tanto interesse assim.

    ResponderExcluir
  5. Garota, essa foi difícil, você reuniu um grande time de títulos...obras fantásticas, a maioria com adaptações tão boas quanto.

    Fique realmente na dúvida quanto ao meu queridíssimo 'As vantagens de ser invisível' e o perturbador 'Precisamos falar sobre o Kevin'.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oiee

    Que bacana!! Mas fiquei tão em dúvida entre dois livros, difícil de escolher.
    Enfim, optei por "Precisamos falar sobre o Kevin" e torço para que ganhe.

    Bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Precisamos falar sobre kevin é um livro/filne incrível. Por isso votei nele. A forma que tudo acontece e a fé e esperança sobre determinadas coisas é incrível. E o pior, isso é muito ser humano. Votei nele e votarei sempre que ver algo assim. Belo tópico.
    Www.sonhosemtinta.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Jaqueline!!!
    Realmente filmes baseados em livros são muito temidas, pois algumas não são tão boas quanto o filme.
    Votei em A Mulher do Viajante do Tempo, pois eu assisti o filme mas não li o livro e queria saber mais sobre o livro pois gostei muito do filme.
    Também gostaria de ver todos os filmes do títulos citados, principalmente Simplesmente Acontece e O Melhor de Mim =)
    Parabéns pela entrada no blog e por ser a nova colunista, espero que goste desse mundo de blogosfera tanto quanto a gente =3

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei a ideia. Votei em Precisamos falar sobre Kevin. Quero muito saber mais sobre .
    Beijos
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá linda,

    Vi as três adaptações cinematográficas que são a altura ou até superiores as suas "origens": As Vantagens de ser invisível, Precisamos falar sobre Kevin(Magnífico) e Garota Exemplar.

    Qualquer um dos três que ganhar, ficarei feliz em ver a "Resenha Dupla".

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Bem vinda ao blog, espero ver sempre ótimas dicas aqui!
    Bom, eu como apaixonada pelo filme, quero resenha de Eu Sou Numero quatro, pois não tive a oportunidade de ler ainda.
    E adoraria a resenha do filme do Nicholas, também.

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
  12. oi

    adorei a ideia!!!

    votei, mas o meu escolhido, pelo jeito, vai ter que esperar, era Os Legados de Lorien, que eu adoro!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Eu votaria em "O melhor de mim" por ser um livro que eu amei!!! Mas já está encerrada a votação. XD
    Mas tb pode ser vários outros, pois praticamente todos eu vi e são ótimos.
    Bjk
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  14. Puxa, perdi a votação, mas o meu não ia ganhar mesmo rsrsrs
    Gostaria de saber mais sobre o PERTURBADOR Precisamos falar sobre Kevin, surreal.

    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  15. Oi. Votaria em As vantagens de ser invisível e Simplesmente acontece. Ainda não li o livro desse segundo, só assisti o filme. As vantagens de ser invisível já li o livro e assisti ao filme, e gostei bastante dos dois.

    ResponderExcluir
  16. Hello!
    Meu voto vai para Garota Exemplar. Não li o livro, mas o filme, com aquele final, me deixou muito brava. Céus! Como assim a vilã vence no final? Não pode ser! Preciso saber como é no livro, hahaha
    Deve me deixar ainda mais fula da vida! =P
    Bj

    ResponderExcluir
  17. Olha, são ótimos livros, fica até difícil de escolher. O bom é que qualquer um que ganhe renderá uma ótima resenha. Eu gosto muito de Precisamos falar sobre Kevin. Adorei a ideia da votação.

    Tatiana

    ResponderExcluir

O blog Miih e o Mundo Literário agradece pelo comentário.