Resenha: Um Ano Bom - Ana Faria

| 0 comentários

Título: Um Ano Bom
Autor: Ana Faria
Editora: Ases da Literatura
Ano: 2014
Páginas: 231

Sinopse:  Christopher é um aluno querido na escola, sempre cercado de amigos e garotas. Vivendo seu último ano do Ensino Médio, com uma vida confortável até então, Chris vê seu mundo abalado quando uma nova aluna surge na classe, atraindo seu interesse e despertando em seu coração sentimentos nunca antes experimentados. A princípio Chris e Clara pareciam ser incompatíveis, mas na medida em que vão se conhecendo, muito do que acreditavam começa a ser questionado e o amor surge inexplicavelmente.
Clara, é uma garota incomum. Diferente das alunas da escola, ela não é fútil e prepotente, não faz o estilo patricinha e não é descolada, com um cabelo que foge dos "padrões" da turma, seu estilo logo a torna a mais nova "esquisita" da escola. Mas Clara pouco se importa, esse ano, o último do segundo grau, ela prometeu para seu pai que não se enfiaria mas em brigas e pretende cumprir, mas uma certa patricinha colocara isso em teste. E resta a Clara decidir, quebrar a sua palavra ou dar a lição que Jéssica merece.
Embora nunca tivesse trocado nenhuma palavra, ele sentia vontade de sentar-se perto dela todos os dias e sempre dava um jeito, disfarçadamente, de que isso acontecer. Clara...Quando ele iria a conhecer?
Com um passado cheio de brigas, uma mãe que a abandonou quando criança e um pai frio, que a agride sempre que se descontrola, Clara vai tentando seguir a vida. Porém este ano se mostrara probatório mais uma vez, já que Christopher, o garoto popular e mulherengo da escola, está determinado a conhecer a mais nova aluna de sua sala.
Talvez fizesse amizade com um ou outro nerd que puxasse papo. Ela tinha preconceitos. Quer dizer... Não contra os nerds, mas sim contra as patys e playboys. 
Chris, sempre teve todas as garotas que queria. Era simples, uma festa, um sorriso e pronto, ele já havia conquistado ou feito metade do que era preciso. Mas, apesar de ter a fama de playboy, ele não se orgulhava disso e muito menos fazia parte do grupo que humilhava os demais, como sua ex-namorada Jéssica. Mas ao ver Clara, ele de cara sente algo diferente naquela garota de cabelos avermelhados e estilo diferente. Como todos, ele também fez um julgamento errado, mas ao começar a ver um pouco da personalidade de Clara, que era totalmente ao contrário do que seu visual apresentava, ele se vê encantando com a nova aluna. E decide que precisa, de qualquer forma, conhecer mais sobre ela.
Mas a vida real nem sempre é assim, as coisas muitas vezes terminam antes mesmo de começar, ou acabam sem mais nem menos. E, quando pensamos que terá um meio, um enredo, algo que poderemos recordar com carinho, o destino dá um basta.
A mocinha desengonçada, um mocinho mulherengo, Um Ano Bom nos apresenta um mundo adolescente, com brigas, intrigas, paixões. Clara é o tipo de personagem a qual você deseja decifrar, seu passado conturbado, seu histórico de brigas e sua aversão por playboys é algo engraçado de se "ler". Com uma personalidade forte, ela vai conquistando o leitor aos poucos. 
O livro é escrito em terceira pessoa, assim o leitor tem um visão geral de tudo o que acontece com os personagens. Um romance simples e fofo, é o que descrevo o livro. Porém, apesar de gostar dos personagens e de como eles foram bem trabalhados em toda história, o livro, no final, me passou a sensação de incompleto. Esperava mais. 

A autora nos trás um drama incomum na história. Clara, como disse acima, foi abandonada pela mãe e com o decorrer da leitura o leitor busca saber quando isso seria finalizado. Também esperava que Augusto, pai da Clara, se redimisse com ela. O livro trás uma mensagem sobre Deus, e sobre a sua importância, por isso achei que isso viria calhar no final. [Era necessário que ele pedisse desculpas a ela!] Me senti muito desconfortável com as ações dele, de puni-la quando ficava com raiva e de como ela "aceitava" isso. Tudo bem que ela fora uma jovem rebelde por um tempo, mas chegar a marcá-la, isso não é algo da qual eu ensinaria a meu filho. E, é meio contraditório com toda a mensagem pela busca de Deus que o livro tenta transmitir.

Enfim, Um Ano Bom foi uma leitura rápida, e de fácil compreensão. Tirando o ponto mostrado acima, o livro me agradou e por isso indico a todos os leitores que gostam de romances fofos e com pegadas mais leves. 

Top Frases:
Mas a vida real nem sempre é assim, as coisas muitas vezes terminam antes mesmo de começar, ou acabam sem mais nem menos. E, quando pensamos que terá um meio, um enredo, algo que poderemos recordar com carinho, o destino dá um basta.,

0 comentários:

Postar um comentário

O blog Miih e o Mundo Literário agradece pelo comentário.