Resenha: Sentinela - Thais Lopes

| 0 comentários


Título: Sentinela
Autor: Thais Lopes
Editora: Senhor da Lenda
Ano: 2015
Páginas: 299

Sinopse: Desde sua criação, ninguém atravessara os portões do Reino C'erit. Ninguém sabia o que acontecia por trás deles, ou qual havia sido o destino das pessoas que, tempos atrás, haviam se isolado ali para construir um novo lar. Por isto, até mesmo os Guardiões se surpreendem com a chegada de uma mensagem.
Quando a Arqui-Guardiã Aíla é enviada em resposta ao chamado, ela não faz ideia do que vai encontrar. Mas nem mesmo uma vida inteira na cidade-fortaleza dos Guardiões poderia prepará-la para o que precisará enfrentar: traição, uma nova ameaça à Ordem, e um homem capaz de abalá-la.
[Eu não faço a minima ideia de como essa resenha vai acabar] Sentinela foi disponibilizado para leitura no final do ano passado, como parceira "intima" da autora eu acompanhei todo o processo de escrita, sem contar que a Jess, resenhista do blog, era beta do livro. Então, eu vivia sendo torturada por uma das duas com trechinhos e comentários diabólicos. 
Matar não me incomodava, não mais. Eles tinham feito sua escolha, da mesma forma que eu fizera a minha. E todos nós teríamos que lidar com as consequências. 
A história se passa em Ionessen, um universo paralelo onde iremos conhecer Aíla, uma Arqui-Guardiã que foi requisitada em um chamado para o Reino C'erit. Os guardiões foram criados para manter a ordem quando reinava o caos, no principio das três forças,  física, mental e emocional, eles tem a missão de evitar guerra entre os povos.
Os c'erit requisitam a presença dos Guardiões.
Só que esse chamado não deveria ser de Aíla, e sim do Arqui-Guardião Aldaron Táiran, que era um dos mais fortes entre eles, porém depois da missão na nebulosa Ar-Kari qual ele nunca voltou, resta a Aíla, sua melhor aluna, responder e resolver ao chamado. 
Só que Aíla não sabe o que esperar do Reino C'erit, já que a muito tempos atrás eles simplesmente se afastaram de toda a civilização, exceto dos Airens.
Mas ao chegar ela não esperava se deparar com o rei Kai Ithar e, muito menos com a situação tenebrosa a qual ele estava envolvido. 
Um bom guerreiro não é aquele que pensa em todas as estrategias para vencer, mas sim aquele que não precisa mais pensar.
Após sofrerem um atentado a qual resultou a morte de muitas crianças e o sequestro de seu filho, Kai Ithar terá que confiar que a Arqui-Guardiã Aíla será capaz de resolver os problemas na qual o reino esta envolvido. Com traições e uma guerra preste a estourar restara a eles dois unirem suas forças para que isso seja evitado, já que os dois sabem que, se uma guerra vir atona todos pagaram o mesmo preço e nada mais restara de Ionessen.
Confiar era uma escolha e ele decidira confiar em mim, da mesma forma que eu havia tomado esta decisão mais cedo.
Sentinela foi lido em dezembro, mas foi preciso uma releitura para que eu pudesse criar coragem para resenha-lo. E serei sincera com vocês, eu não sei o que foi/é mais difícil, ler o livro novamente, como se fosse a primeira vez, ou tentar descrever o quão maravilhoso ele é.

Enfim, nesse novo livro da Thais podemos esperar de tudo, até um romance. Mas pra quem acha que ele será bonitinho e fofo, esta totalmente enganado. Sentinela, tem uma história arrebatadora. Eu nunca havia lido uma ficção cientifica, ( se li não lembro ) mas se todos forem bons como este, já estou trocando de gênero literário. 
Com uma escrita que flui rapidamente, o leitor termina antes mesmo de se dar conta, é inevitável. Os personagens, tantos os principais como os secundários são muito bem construídos e cativantes, cada um da sua maneira, já que nem todos são flor que se cheira. A história é muito bem explicada, apesar de no começo me sentir um pouco perdida.
E o que dizer do romance? Bem, eu fui simplesmente surpreendida. Eu esperava um romance, mas não tão intenso como este foi. Ele não é fofo, longe disso, a história que faz se originar o romance e que vai até o final do livro é agoniante, porque você fica numa torcida e não sabe qual vai ser o final.
A trama que envolve o livro é instigante, e muito bem trabalhada. Com um mundo repleto de magias, traições, ação e muita guerra [ tem guerra do começo ao fim, essa mulher não para ] o leitor fica com sérias duvidas se quer ou não terminar o livro.
Como citei acima, escrever esta resenha foi tão difícil quanto ler aquele final novamente. E foi como se fosse a primeira vez, eu fiquei de boca aberta e com o coração na mão. Espero ter trazido da melhor forma possível um pouco do que o livro é, porque nada do que foi escrito descreve o que o livro proporciona. 

As crônicas de Táiran é uma série formada, até agora, por quatro livros, sendo Sentinela o primeiro. Vigilante, próximo livro do quarteto, já está pronto e disponibilizado para resenha de parceria. Agora me resta coragem para encarar essa nova história. Cada livro ira contar sobre um personagem, em Vigilante, conheceremos Ezi e Zid, personagens secundários em Sentinela. Bem, eu não sei o que esperar, só sei que vai ser mais intenso que o primeiro livro, já que a Thais não me poupou de trechinhos maldosos. 

Top frases:
Ter sua vida entrelaçada com de a alguém significa que os dois não podem mais viver sem o outro. Não é apenas a âncora mantendo seus fios, mas você mantendo os dela. 

Links para mais informações:

0 comentários:

Postar um comentário

O blog Miih e o Mundo Literário agradece pelo comentário.