Book Tour: Um Cântico de Silêncio - Samuel Cardeal

| 0 comentários
Título: Um Cântico de Silêncio
Autor: Samuel Cardeal
Editora: Independente
Ano: 2014
Páginas: 223
Lúcia tem 10 anos e desde suas mais remotas lembranças vive no orfanato da cidade de Provação. Também desde sempre, nunca conseguiu falar. Ela luta para suportar os maus tratos de uma madre perversa, o desprezo das outras crianças e a subserviência de um jovem e amável Padre. Renato é um professor universitário, afastado do trabalho. Após uma terrível tragédia que levou sua família, perdeu também a vontade de viver e se entregou ao alcoolismo e à auto-piedade, se afastando de tudo e de todos. Mas o acaso vai se encarregar de abrir novas portas para essas duas vidas infelizes e, quando o destino de Lúcia e Renato se cruzarem, uma nova chance de viver se estenderá aos dois. Será que a força dessa nova família vai ser suficiente para subjugar todos os obstáculos que se colocarão entre ela e a felicidade? 
Primeiramente, gostaria de agradecer a Caah, do blog Os Romances de Dona Caroline, pelo convite para participar da Book Tour de Um cântico de silêncio. É o primeiro book tour que participo, e fico feliz que tudo tenha dado certo. Obrigado pela oportunidade Cah, beijos. 


[Surpreendente, encantador e emocionante] A pequena Lucia, sempre foi uma criança esperta. Por conta de sua mudez ela sempre fora deixada de lado pelas outras crianças do orfanato, lugar ao qual vive desde que se lembra. Apesar de ser negada, ela não se deixa se abater. Porém, o grande problema não se encontra na rejeição das outras crianças e sim em Pietra, a madre perversa que a maltrata e humilha. Como toda criança, Lucia gosta de aventuras. E em uma de suas andanças pelos corredores do hospital - que fica no mesmo local que o orfanato - ela acaba parando no quarto de Renato.
Após a perda de sua mulher e filho em um acidente de carro, Renato se encontra sem motivos para continuar. E depois de ser encontrado a beira da morte após um coma alcoólico, tudo que ele mais quer é sair do hospital e tentar viver a vida de merda que anda levando. Mas o destino é totalmente traiçoeiro! Quando já não acreditava que fosse possível se apegar a mais ninguém, ele se vê totalmente encantado pela pequena Lucia. Uma garotinha a qual vive se escondendo em seu quarto, e que mesmo com seu mal humor e ignorância sempre volta para ele.

 [Suspirando …] Eu confesso que não sei o que esperava do livro. Após ler vários livros recheados de romances e fru fru, eu esperava encontrar algo do tipo em Um Cântico de Silêncio, porém estava totalmente enganada. Deixo bem claro, o que você irá encontrar nessa história é muito mais que um romance água com açúcar, você encontrará uma lição de vida, amor e superação. 

Após a morte de sua família, a vida de Renato é um inferno. Ele é um professor universitário licenciado desde a tragédia, a qual somente ele sobreviveu. E após conhecer a pequena Lucia, ele vê que o destino está dando mais uma chance, só que as coisas não se provaram tão fáceis assim. Não quando Lucia está rodeada de pessoas que a desejam mal. Como se já não bastasse todo o sofrimento pelo qual ambos já passaram, Renato terá que tomar uma decisão que colocará sua vida em risco, mas que enfim libertará Lucia de sua prisão. 

O livro me encantou de um jeito que ele durou menos de uma noite em minhas mãos, a cada página virada eu me encontrava ansiosa para o que iria acontecer em seguinte. Uma leitura leve que flui rapidamente, sendo alternado entre o ponto de vista de Lucia e Renato. Tantos os personagens principais quantos os secundários foram muito bem construídos, o que faz com que nos apegamos facilmente a eles. Eu estava realmente com medo do final, eu simplesmente esperava um final sofrido mas não com tanta ação ao qual o autor envolveu o leitor. E, é claro que não posso de deixar de citar toda aquela tensão na confissão da última cena. Que foi aquilo gente ? 
Eu poderia encher todo o post de coisas positivas sobre o livro, mas acho que isso realmente não é necessário. O livro se tornou uma inspiração de superação e amor entre pai e filha, algo que tocou no fundo do meu coração. E espero que vocês deem a chance para essa linda história, e que possam aprecia-la tanto quanto eu apreciei. 

Foi isso Pessoal, espero que tenham gostado. 
Deixo essa dica de um ótimo nacional á vocês!
Já leram? Gostaram? Pretendem ler ? Deixe sua opinião nos comentários.


0 comentários:

Postar um comentário

O blog Miih e o Mundo Literário agradece pelo comentário.